BOOGIE NAIPE APRESENTA:

Racionais

Racionais -

São Paulo, SP

O Racionais é um grupo formado em 1989 por quatro jovens negros da periferia de São Paulo. A formação do Racionais MC’s se deu com a união do DC Brownque em pouco tempo começou a ser chamado pelos fãs de Mano Brown, companheiro inseparável de Nego Blue, que passou a ser chamado de “Ice Blue” que moram até os dias de hoje no extremo sul da zona sul, regional do Capão Redondo se uniram ao “Kl Nigth” depois DJ Kl Jay e “Edi Nigth”, hoje Edi Rock da zona norte. O nome faz referência ao disco Racional de Tim Maia de 1975. Na zona sul, Mano Brown e Ice Blue curtiam muito música negra americana nos bailes da época, (Zimbawe, Chic Show, Cascata e Baile da Sedinha). Mas não era só a música que os aproximavam, possuíam também o inconformismo com as injustiças sociais e a perseguições deixadas pelo recém fim da ditadura que durou de 1964 a 1984. As duplas foram apresentadas na Praça São Bento, ponto de encontro onde se reuniam os quatro elementos do “Hip Hop” os “B. Boys” (dançarinos) “DJs”( DiscJóquei) , “ MC’s (Mestres de Cerimônias) , e os Grafiteiros. Assim nascia um dos ícones do Rap no Brasil. No final dos anos 80 pelo selo Zimbawe Records, gravadora especializada em música negra era lançada a coletânea “Consciência Black”. Neste disco os quatro amigos participaram com as músicas “Pânico na Zona Sul”, de Mano Brown, e “Tempos difíceis”, de Edi Rock e KL Jay.

+30 anos de carreira

+100 milhões de streams

+50 milhões de visualizações:

PORTFÓLIO






Racionais MC’s – Biografia


Racionais MC’s

BIO DE CADA INTEGRANTE

MANO BROWN

Pedro Paulo Soares, conhecido como Mano Brown, nasceu em São Paulo, no dia 22 de abril de 1970, e é uma das figuras mais influentes da música e da cultura brasileira. Com mais de 30 anos de carreira, destacou-se como membro e fundador do Racionais MC’s, grupo que revolucionou o rap nacional e se tornou um dos maiores fenômenos da música no país.

Mano Brown, além de cantor, se reinventou como apresentador do podcast Mano a Mano, onde tornou-se uma referência ao conversar com importantes figuras de diversas áreas. Em 2016, lançou o álbum-solo Boogie Naipe, indicado ao GRAMMY Latino, e, junto de Eliane Dias, co-fundou a produtora Boogie Naipe. Já em 2023, foi reconhecido como “Ícone do Ano” pela GQ Brasil. Atualmente, ele expande sua influência com novos projetos e apresentações.

ICE BLUE

Paulo Eduardo Salvador, mais conhecido como Ice Blue, nasceu em São Paulo, no dia 16 de março de 1971. Membro do Racionais MC’s, um dos maiores e mais influentes grupos de rap do Brasil, Ice Blue também se destaca como empresário e líder de projetos em diversas áreas.

Ele é CEO da Blue Pharm, empresa especializada em Canabidiol (CBD), e conselheiro na GR6 Explode, além de ser apresentador do programa Balanço Rap. Em paralelo de sua carreira com o Racionais MC’s, Ice Blue mantém uma carreira solo, com singles autorais, ampliando seu impacto na música.

KL JAY

Kleber Geraldo Lelis Simões, mais conhecido como KL Jay, nasceu em São Paulo, no dia 10 de agosto de 1969. Como DJ do Racionais MC’s, ele desempenhou um papel fundamental na criação das batidas que se tornaram marca registrada do grupo, ajudando a consolidá-lo como um dos maiores nomes do rap no Brasil.

Além de sua trajetória com o Racionais MC’s, KL Jay expandiu sua atuação como empresário, fundando o selo musical KL Música. Co-fundador da marca QUATROP, ao lado do rapper Xis, o DJ também é visto como figura visionária no cenário musical e cultural.

Além disso, KL Jay é dono do Katarina Bar, um espaço de gastronomia vegetariana que, a partir de agora, irá receber muitos bailes próprios, além de eventos de outros artistas.

EDI ROCK

Edivaldo Pereira Alves, mais conhecido como Edi Rock, nasceu em São Paulo, no dia 20 de setembro de 1970. Rapper e compositor, ele é um dos integrantes do Racionais MC’s e foi responsável pela composição de muitas das músicas de sucesso do grupo.

O artista também tem uma carreira solo bem consolidada, com álbuns de sucesso, incluindo faixas como “That’s My Way”, lançada em 2012 em parceria com Seu Jorge, e indicada ao Prêmio VMB na categoria “Melhor Videoclipe”.